Tema Ransomware

Você sabe o que é ransomware ?

Ransomware é um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exige pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.

O pagamento do resgate geralmente é feito via bitcoins.

Existem dois tipos de ransomware:

  • Ransomware Locker: impede que você acesse o equipamento infectado.
  • Ransomware Crypto: impede que você acesse aos dados armazenados no equipamento infectado, geralmente usando criptografia.

Além de infectar o equipamento o ransomware também costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los também.

Como devo me proteger de ransomware ?

Para se proteger de ransomware você deve tomar os mesmos cuidados que toma para evitar os outros códigos maliciosos, como ter um antivírus instalado e ser cuidadoso ao clicar em links ou abrir arquivos.

Fazer backups regularmente também é essencial para proteger os seus dados pois, se seu equipamento for infectado, a única garantia de que você conseguirá acessá-los novamente é possuir backups atualizados. O pagamento do resgate não garante que você conseguirá restabelecer o acesso aos dados.

Acesse o Fascículo Códigos Maliciosos para saber mais sobre como se proteger deste e de outros códigos maliciosos. Para mais dicas sobre como manter seus equipamentos seguros acesse os Fascículos Computadores e Dispositivos Móveis.

Faça já o download dos materiais disponíveis:

Fonte: Cartilha de Segurança para a Internet – Ransomware

Para obter mais informações sobre o tema, também sugerimos ouvir o Podcast do blog SegInfo que trata sobre o tema, disponível no link abaixo:

SegInfocast 41 – Ransomware