CORIS participa de eventos realizados na UNIPAMPA, o ERRC 2019 e Tchelinux 2019 Alegrete

Integrantes da Coordenação de Redes, Infraestrutura e Suporte (CORIS) participaram dos eventos ERRC 2019 e Tchelinux 2019 Alegrete. Veja um pouco dos eventos e o que foi realizado pelos integrantes/participantes:

ERRC 2019

ERRC 2019:

O evento ocorreu em Alegrete, RS, no período de 16 a 19 de setembro de 2019, durante a Semana Farroupilha. A ERRC é o principal evento regional sobre redes de computadores e sistemas distribuídos. O evento serve como ponto de encontro para alunos e profissionais, apresentando a área para novos talentos e catalisando potenciais colaborações entre a indústria e instituições de ensino, pesquisa e extensão.

Apresentações:

• Oficina 2: Configuração de Switches Gerenciáveis (Ronaldo Canofre Mariano dos Santos, Maurício Martinuzzi Fiorenza):

A aplicação do conhecimento acadêmico nas atividades práticas proporciona uma ampliação no aprendizado e conhecimento, dessa forma, este documento aborda a proposição de uma oficina a ser realizada na XVII Escola Regional de Redes de Computadores. A proposta tem como tema principal a configuração e manutenção de switches gerenciáveis, e busca proporcionar aos participantes um conhecimento teórico inicial, assim como uma experiência prática via simulador de rede.

Tchelinux

Tchelinux 2019 Alegrete:

O evento ocorreu em Alegrete, RS, no dia 14 de setembro de 2019. A paixão pelo Software Livre assim como o desejo de compartilhar conhecimentos fez com que um grupo de usuários se reunisse e trabalhasse junto na organização de eventos para a divulgação de ferramentas e da filosofia open source em instituições educacionais do Rio Grande do Sul.

Apresentações:

• Case de Gestão Administrativa e Modular com uso do GLPI (Ricardo Lazzari da Rosa, Jorge Alberto Messa Menezes Júnior, Luciano Pereira de Vargas e Francis Diego Duarte Almeida):

Esta apresentação descreve a implantação da ferramenta GLPI na UNIPAMPA através da modularização estruturada e organizada hierarquicamente para atender a gestão administrativa e institucional de chamados, sendo denominada de GAUCHA. A aplicação foi adequada de acordo com a demanda de serviços e recursos vinculados, e é decorrência de uma gestão focada em níveis de atendimento, automação de requisições, fluxo definido de aprovações, gestão de projetos e da possibilidade de integração com serviços externos (fornecedores). Os resultados são discriminados com o feedback dos usuários, considerando a pesquisa de satisfação e a gestão de relatórios com uso de dados gráficos, como no caso das métricas do sistema.

• Gerenciamento de backups com Bacula: Case da UNIPAMPA (Mauricio Martinuzzi Fiorenza):

Na palestra será apresentado o case de utilização do Bacula como software de gerenciamento de backups na UNIPAMPA. Serão apresentados dados da utilização, bem como as configurações e modelos de storages utilizados. Por fim serão apresentados os projetos futuros, que envolvem a utilização de novos recursos e a integração com XenServer para backup de snapshots.

Demais informações:

A DTIC divulga que ocorrerá outro evento Tchelinux na UNIPAMPA, na cidade de Bagé, no dia 05 de outubro de 2019. Demais informações e inscrição, acesse https://bage.tchelinux.org/#!index.md