Novo e-mail institucional UNIPAMPA em parceria com a Google for Education

E-Mail Institucional UNIPAMPA

O que é?

Todos os e-mails da UNIPAMPA serão enviados para a caixa de e-mail institucional dos servidores e alunos e por lá deverão ser respondidos. O e-mail institucional é uma parceria da UNIPAMPA com a Google for Education, liberando e-mail institucional ilimitado para nossa comunidade acadêmica. Novos serviços serão liberados adiante: Drive ilimitado, Google Classroom, Google Meeting etc.

Quando?

Foi liberado no dia 16/09/2019.

Como sei meu endereço de e-mail?

Encontre seu endereço de e-mail acessando o sistema GURI (guri.unipampa.edu.br). Desde o dia 16/09/2019 o sistema tem uma nova página inicial e seu e-mail aparecerá abaixo da sua foto e nome.

Utilize para login somente o que antecede “@unipampa.edu.br”. Usando o exemplo da imagem abaixo o login é nomesobrenome.

Instruções de acesso ao e-mail

Como acesso?

O novo site para acessar o e-mail institucional é email.unipampa.edu.br.

O campo de login é o que vem antes de “@unipampa.edu.br”, no exemplo de e-mail mariasilva.aluno@unipampa.edu.br o login é mariasilva.aluno. A senha é a mesma utilizada para acessar os demais sistemas da instituição.

Esqueci minha senha. E agora?

A recuperação de senha segue no mesmo formato, utilizando o resgate no e-mail pessoal, no link unipampa.edu.br/suporte.

As listas da UNIPAMPA viraram grupos institucionais

O que muda?

Toda mensagem enviada antes como uma lista institucional agora faz parte de um grupo de trabalho

As mensagens ficarão salvas no Grupo e cada servidor que faz parte do grupo receberá as mensagens na sua caixa institucional pessoal. Para acessar todas as mensagens enviadas a partir de hoje entre em grupos.unipampa.edu.br e veja a listagem dos seus grupos clicando em “Meus grupos”. Clicando no grupo todas as mensagens ficarão acessíveis.

E o e-mail externo que meu setor usa de forma compartilhada?

Os e-mails criados para uso dos setores configuram contas privadas e, portanto, devem ser evitadas. Para não interferir na rotina de trabalho, neste momento de migração, adicionamos esses e-mails como destinatários dos grupos. Assim, os e-mails seguirão sendo encaminhados por tempo provisório. Adiantamos que o encaminhamento para e-mails externos será desativado em breve.

Até lá, pedimos que gerenciem os grupos de trabalhos seguindo os passos do próximo tópico e sempre respondam as mensagens com o endereço do setor (setor@unipampa.edu.br, trocar “setor” pelo nome do seu grupo) em cópia oculta (Campo Cco).

Cópia oculta - Cco (Ctrl-Shift-B)
Cópia oculta – Cco (Ctrl-Shift-B) [Clique na imagem para ampliar]

Como gerenciar meus grupos?

Acesse grupos.unipampa.edu.br e clicando em “Meus grupos” serão listados todos os grupos no qual o servidor faz parte. Somente o proprietário do grupos poderá “Gerenciar participantes”, adicionando endereços institucionais de e-mail.

Gerenciar participantes

Importante! Mantenham a configuração de notificação sempre como .

Recebo mensagens de grupos que não devo fazer parte. Como posso sair?

Acesse grupos.unipampa.edu.br, faça login e clique em “Meus Grupos”. Na listagem de todos os grupos nos quais você é membro há o botão “Sair deste Grupo”.

Como posso enviar uma mensagem para um grupo bloqueado?

As listas que são gerenciadas de forma automática (alunos/servidores) não permitem o envio a partir de usuários não autorizados. Todos os servidores em cargo de gestão serão habilitados para o envio através de ferramenta criada no GURI e serão notificados de como proceder o envio.