Inaugurado Datacenter na Unipampa

Descerramento da placa do Datacenter. Foto: Adriano Zanella

Foi realizada, na tarde de segunda-feira, 25, a inauguração do Datacenter no Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Participaram da cerimônia o Reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, o Diretor do Campus Alegrete, Roberlaine Ribeiro Jorge, o coordenador administrativo do Campus Alegrete, Fernando Munhoz Da Silveira, o coordenador Jorge Alberto Messa Menezes Júnior e sua equipe de redes, infraestrutura e suporte (CORIS) da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), além de representantes dos poderes executivo e legislativo do município.

Autoridades comentam sobre o Datacenter: “o novo Datacenter da instituição foi fruto do trabalho de especificação das equipes de infraestrutura da DTIC e da coordenadoria de obras da PROPLAN. através da sua construção temos um espaço com correto dimensionamento, refrigeração, alimentação energética, sistemas de monitoramento, piso elevado, novo gerador de energia e segurança de acesso. Um espaço que valoriza a instituição e as equipes de trabalho que se dedicam a oferecer os serviços para toda a sociedade, através dos recurso de tecnologia da informação e comunicação”.

O Datacenter está localizado no prédio da DTIC e conta com um espaço de 30m². A finalidade do Datacenter é proporcionar confiabilidade e segurança aos equipamentos de tecnologia da informação e comunicação que são vitais para a prática das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unipampa. O local possui sistema específico de combate a incêndio, gerador de energia e instalações apropriadas. O Datacenter foi desenvolvido pela própria equipe de infraestrutura da Unipampa, em parceria com a DTIC, com um investimento de cerca de R$ 310 mil para a sua implantação, enquanto é comum encontrar investimentos de até R$ 3 milhões para a construção de estruturas similares.