Certificação digital

Por favor, leia todas as etapas abaixo, seguindo estritamente as instruções.
Em caso de dúvidas, abrir um chamado para o STIC local auxiliar no processo.

Antes de iniciar, verifique:
1.
Disponibilidade de token novo (o dispositivo USB) com a Coordenação local;
1.1. Para quem está renovando o certificado vencido, o token pode ser reutilizado após formatá-lo (utilize o software de administração do token);
2. Disponibilidade do cartão do convênio com os Correios junto à Coordenação local;
3. Agência dos Correios habilitada à certificar mais próxima (clique aqui). Recomenda-se entrar em contato com a agência para agendar a operação.


1ª ETAPA: Formulário de pedido e assinatura do termo

1.
Acessar o site dos Correios para preenchimento do formulário de solicitação:
…..1.1. Site https://certificados.serpro.gov.br/arcorreiosrfb/;
…..1.2. No menu “Meu Certificado” clicar em “Solicitar Certificado”;
…..1.3. Preencher dados do formulário (apenas RG, telefone, e-mail e endereço);
…..1.4. Após confirmar os dados, surgirá uma tela com o número de referência do pedido e o código de acesso. Anotar estes dados;
…..1.5. Nesta mesma tela, clique em “Gerar Termo” e imprima duas vias. Não assinar o documento ainda;
2.  Levar a seguinte documentação para a agência dos Correios:
…..2.1. O termo impresso em duas vias, para assinatura naquele local;
…..2.2. Fotocópia e original de documento com foto de até 5 anos, preferencialmente a CNH;
…..2.3. Fotocópia e original da última conta de água, luz ou telefone ou contrato de aluguel em nome do servidor;
…..2.4. Cartão do convênio com os Correios ou fotocópia (frente e verso) do mesmo;
3. No momento da entrega da documentação se identificar como servidor da Unipampa e pedir a checagem do convênio;
4. O servidor não deve realizar nenhum tipo de pagamento com recursos próprios.


2ª ETAPA: Baixando certificado para o token

1. Iniciar esta etapa após receber a mensagem de aprovação por e-mail;
2. Conectar o token novo ou formatado no computador;
3. Acessar o mesmo site da etapa inicial;
…..3.1. Esta etapa possui restrições com relação aos navegadores utilizados, ele precisar estar com o plugin Java ativado (versões mais antigas do Firefox ou IE);
4. No menu “Meu Certificado” clique em “Baixar”;
5. Digitar o número de referência, código de acesso e senha referentes ao formulário da 1ª etapa;
6. Após, ele poderá solicitar a senha PIN do token que pode ser a padrão (“123456” ou “1234”) ou a senha anteriormente utilizada pelo servidor (no caso de renovações);
7. Posteriormente, deverá aparecer uma mensagem confirmando que o certificado foi instalado. O token estará pronto para o uso.
8. Se o token estiver com a senha padrão recomendamos a troca imediatamente após finalizado este processo;
9. O usuário deverá assinar a lista de certificações digitais, enviando uma cópia para tokens@dtic.unipampa.edu.br.


3ª ETAPA: Instalando certificados e drivers do token no computador

1. Se você apenas renovou o seu certificado, ignore esta etapa.
2. Clique aqui para abrir as orientações sobre a 3ª etapa.