O que é?

Os computadores e a internet são largamente utilizados para o processamento de dados e para a troca de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. No entanto, estas transações eletrônicas necessitam da adoção de mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. A certificação digital é a tecnologia que provê estes mecanismos.

No cerne da certificação digital está o certificado digital, um documento eletrônico que contém o nome, um número público exclusivo denominado chave pública e muitos outros dados que mostram quem somos para as pessoas e para os sistemas de informação. A chave pública serve para validar uma assinatura realizada em documentos eletrônicos (Fonte: clicar aqui).

Entenda como funcionam os elementos que compõem a certificação digital:

Os tokens são dispositivos USB, similares à um pen-drive mas com o único propósito de guardar os certificados digitais com segurança.
.
.
Os certificados digitais dos tokens agem diretamente com os certificados dos navegadores de internet, possibilitando uma autenticação segura em sites como Comprasnet e SCDP.
.
.
Os arquivos de instalação do token são importantes para que haja esta comunicação entre dispositivo e navegador, além de possibilitar a identificação por aplicativos para assinatura digital. Entenda como funciona a validade das assinatura digitais, clicando aqui.

Por determinação da ICP Brasil, que regulamenta a certificação digital no país, esta tecnologia passou por uma evolução recente, que está vigente desde 1º de janeiro de 2012 no Brasil. Clique aqui para saber mais.

Conheça mais detalhes sobre certificados digitais por meio de outros sites, clicando aqui.