Gestão por Competências

O modelo de gestão por competências na Administração Pública Federal possui como principal marco legal o Decreto 5.707, de 23 de fevereiro de 2006, que institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, definindo a gestão por competências como a “gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição”.  

Em 2019, a DTIC/Cgov iniciou a implementação da Gestão por Competências com foco no mapeamento das competências institucionais e na análise da distribuição das mesmas em relação aos recursos humanos, permitindo a estruturação dos planos de capacitação de forma a desenvolver as competências necessárias ao alcance das metas institucionais.

O resultado deste trabalho pode ser conferido nos relatórios disponíveis abaixo, os quais estão estruturados por coordenadoria, contendo estatísticas e levantamentos acerca das competências institucionais, a forma como estão distribuídas, quais necessitam de maior atenção por parte dos gestores e as estratégias para o aprimoramento do quadro de servidores.

CAU – Relatório de Gestão por Competências

CGov – Relatório de Gestão por Competências

COAP – Relatório de Gestão por Competências

CODEV – Relatório de Gestão por Competências

CORIS – Relatório de Gestão por Competências