Introdução

O serviço de impressão, digitalização e reprografia da Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) tem o objetivo de gerar agilidade, confiabilidade e reduzir os custos relacionados à administração e manutenção de impressoras, copiadoras e digitalizadoras.

A partir de estudos preliminimagem01ares chegou-se à conclusão que a terceirização dos serviços resultaria em ganho de produtividade, eliminação de processos de contratação de serviços especializados para manutenção de equipamentos e eliminação de processos de aquisição e manutenção de insumos.

Outro fator importante, que justifica a contratação do serviço, é a taxa de depreciação do tipo de bem – impressoras/copiadoras/digitalizadoras, conforme Instrução Normativa SRF nº 162, de 31 de dezembro de 1998, tornando inevitável a renovação do parque de máquinas da universidade a curto e médio prazo. Esses custos de renovação do parque de equipamentos serão eliminados com a terceirização do serviço.

O problema do lixo eletrônico também será reduzido com a contratação do serviço. A contratada deverá ter os meios adequados para tratar os resíduos gerados pelos insumos e pelos próprios equipamentos envolvidos na terceirização.
Este parecer positivo é ainda reforçado quando verificada a tendência entre os órgãos públicos na adoção deste sistema, refletindo o progresso da administração pública na busca por soluções viáveis técnica e economicamente.

A execução deste serviço no âmbito da UNIPAMPA iniciou em 2011 e atualmente está sob a responsabilidade da empresa contratada COMPUCOM COMÉRCIO DE COMPONENTES ELETRÔNICOS LTDA, atendendo todas as unidades da instituição de forma padronizada, sob gestão contratual da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).