Perguntas frequentes

Quem está autorizado a utilizar o serviço de impressões?
Somente docentes, técnicos-administrativos e bolsistas com autorização.

Porque que a Fundação Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) optou por terceirizar o serviço?
Ver na opção “Introdução”.

Quais são os valores das impressões?
Clique aqui para conferir a tabela de valores. Os valores se referem ao custo por face impressa, ou seja, mesmo que se imprima em uma única folha, utilizando os dois lados da mesma, o custo será de duas impressões. Por outro lado, o uso da folha frente e verso representa uma economia do papel, cuja despesa é custeada pela universidade.

Quais são os valores para fotocópias de documentos?
Os mesmos utilizados para impressão.

A digitalização de documentos tem custo (scanner)?
Não há custo para este procedimento.

Como posso solicitar uma impressora?
Ver na opção “Pedido Impressora”.

Como funciona o sistema de quotas de impressão?
Ver na opção “Quotas”.

Bolsistas podem utilizar o serviço?
Sim, somente bolsistas devidamente autorizados pelo responsável através de solicitação e preenchimento de termo no Gestão Administrativa e Unificada de CHAmados (GAUCHA). Veja como solicitar na opção do menu “Bolsistas”.

Demais acadêmicos podem utilizar o serviço?
Atualmente não. Não há previsão de ampliação da base de usuários institucionais autorizados a solicitar impressões nas máquinas terceirizadas, incluindo alunos. A explicação para isso reside no alto custo que representaria a inserção de mais de 10 mil pessoas na lista de usuários aptos a solicitar impressão, mesmo que se assumisse um uso moderado do recurso.

É permitido impressões para projetos?
Impressões referentes a projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão poderão utilizar as impressoras se o gasto estiver previsto no orçamento do projeto (registrado no SIPPEE (Sistema de Informação de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão), após todas as instâncias de aprovação).

Quem é responsável pelos insumos (tonner, papel)?
O fornecimento de tonners é responsabilidade da contratada, assim como a própria manutenção da impressora. Os Setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) da UNIPAMPA auxiliam nesta tarefa, sendo os únicos servidores autorizados a realizar alguns procedimentos. O fornecimento de papel é responsabilidade da UNIPAMPA, por meio da coordenação administrativa de cada unidade.

É possível imprimir a partir de computadores pessoais?
O computador deve estar conectado e autenticado na rede da universidade. Os STIC são responsáveis por este gerenciamento, sendo necessário abertura de chamado para atendimento desta demanda.

Existem outros modelos de equipamentos além dos atuais?
O contrato prevê somente os dois tipos de equipamentos de forma a manter padronizado o parque de impressoras.
Modelo impressora colorida e monocromática: RICOH MP C2003
Modelo impressora monocromática (grande porte): RICOH Aficio SP 5200S
Modelo impressora monocromática (médio porte): RICOH Aficio MP 201
Modelo impressora monocromática (médio porte): RICOH Aficio MP 301

Caso o equipamento apresente defeito, como proceder?
Entre imediatamente em contato com o STIC por meio da GAUCHA, descrevendo o problema. Ver no menu ao lado a opção “Chamados”. É absolutamente proibido um servidor não autorizado executar qualquer tipo de reparo ou manutenção na impressora.

Caso o equipamento seja danificado por algum servidor, como proceder?
Entre em contato imediatamente com a coordenação administrativa da sua unidade ou com o DTIC, gestor deste contrato, por meio do endereço: contratos@dtic.unipampa.edu.br.

Como posso sugerir melhorias do serviço?
As sugestões ou críticas serão consideradas nas renovações contratuais de forma a aperfeiçoar continuamente tais serviços. Entre em contato por meio da GAUCHA, veja orientações na opção “Chamados”.

Qual o sistema de gerenciamento de impressões?
As impressões na UNIPAMPA são gerenciadas pelo Sistema de Gerenciamento de Impressão (SGI), sendo acessível a todos os usuários habilitados.