Vídeo e Webconferência na UNIPAMPA

Esta página contém todas as informações necessárias para que os usuários consigam da melhor forma utilizar os serviços de vídeo e webconferências oficiais da UNIPAMPA.  Antes de realizar uma reunião virtual, veja aqui um Guia de Boas Práticas.

Webconferências

Google Meet (Serviço padrão com suporte institucional)

Serviço de comunicação por vídeo desenvolvido pelo Google. Foi incorporado aos serviços da UNIPAMPA através da adesão ao Gsuite (Plataforma de serviços) do Google no final do ano de 2019. Recomendado para reuniões pequenas/médias com até 100* participantes. Possui compartilhamento de tela, bate-papo, grava reuniões*,  e faz transmissões ao vivo para usuários do domínio @unipampa.edu.br*.  Permite também o acesso de membros externos. Acesse aqui.
Manual do usuário.

*Em função da pandemia do novo coronavírus o Google liberou até 1º de Julho de 2020 as seguintes funcionalidades:
-Limite de 250 participantes;
-Gravação das reuniões (salvas no Google Drive);
-Transmissão ao vivo (Live) para até 100.000 pessoas (desde que façam parte do domínio @unipampa.edu.br)

ConferênciaWeb – RNP (Serviço padrão com suporte institucional)

Serviço de comunicação por vídeo oferecido pela RNP. Foi incorporado aos serviços da UNIPAMPA no ano de 2017. Recomendado para reuniões pequenas/médias com até 75 participantes (sendo apenas 1 o compartilhador de vídeo e áudio). Com todos os participantes compartilhando áudio e vídeo este número é reduzido para 12. Possui compartilhamento de tela, anexação de arquivos, bate-papo, gravação de reuniões com armazenamento temporário na própria plataforma* e transmissões ao vivo**.  Permite também acesso de membros externos. Acesse aqui.

*No serviço Conferência Web da RNP há um limite de 10GB de armazenamento das gravações. Dessa forma, para contornar a situação, após 7 dias as gravações são removidas para uma pasta do Google Drive. Cada comunidade possuirá suas próprias pastas e seus próprios acessos.

**O serviço ConferênciaWeb possui o modo Webinário. Este modo permite a transmissão ao vivo da reunião para mais de 1000 pessoas. A transmissão pode ser utilizando o serviço Video@RNP ou o protocolo RTMP. É importante destacar que neste modo o limite de participação na reunião ainda é de 75 pessoas, no entanto as demais poderão assistir a reunião e interagir via Chat apenas com o moderador da conferência.
Centro de ajuda do ConferênciaWeb.
ConferênciaWeb em modo Webinar.

Zoom (Serviço padrão com suporte institucional)

Serviço de conferência remota que combina videoconferência, reuniões online, bate-papo e colaboração móvel. Fornecido pela Zoom Video Communications, uma empresa americana de serviços de conferência remota com sede em San Jose, Califórnia. A UNIPAMPA possui uma licença ‘Profissional’, cujo limite de duração da reunião é de 24h, além de gerenciamento de usuário, controles de recursos do administrador, relatórios, ID da reunião pessoal personalizado, atribuir planejador, 1GB de gravação em nuvem MP4 ou M4A, complemento ‘Grande reunião’ para participação de até 500 usuários. Está disponível para uso da comunidade acadêmica através de chamado pelo GAUCHA, onde deve ser informado dia, hora e tempo de duração da reunião. Após será enviado ao solicitante o login e senha do Zoom institucional. É indicado para reuniões em geral e eventos, quando se necessita interlocução e um maior gerenciamento da reunião, participantes e recursos.”

Microsoft Teams (Serviço padrão ainda sem suporte institucional)

Se trata de uma plataforma de comunicação e colaboração da Microsoft. Muito similar ao Gsuite da Google, combina bate papo, videoconferências e armazenamento de arquivos. A comunidade acadêmica pode se cadastrar no serviço através do seu e-mail institucional do domínio @unipampa.edu.br. Sua utilização é gratuita. Dentro os recursos de videoconferência nessa versão gratuita educacional estão: Chamadas de áudio e vídeo, compartilhamento de tela, plano de fundo personalizado e agendamento de reuniões. O serviço ainda não possui suporte institucional pois ainda está em fase de elaboração de tutoriais e possíveis ações de capacitação. Acesse aqui.

Mconf – Big Blue Button/UFRGS (Serviço em processo de descontinuação)

Projeto realizado pela UFRGS em parceria com outras instituições, dentre elas a própria RNP. Utilizava como base a ferramenta open source Big Blue Button. O serviço era gratuito e a UNIPAMPA criou sua própria instância o Mconf. No entanto, no ano de 2012, o suporte para a ferramenta deixou de ser gratuito. O projeto Mconf deixou de ser atualizado, tornando-se o projeto comercial ELOS. Com isso o serviço da UNIPAMPA com o passar do tempo se tornou obsoleto. Atualmente sua utilização é restrita à rede local da UNIPAMPA apenas para usuários realizarem o backup de suas gravações. A recomendação é que utilizem as ferramentas padrão: Google Meet (Gsuite da UNIPAMPA) e Webconferência RNP (uma versão do serviço ELOS). Em breve este serviço será descontinuado. Acesse aqui.

Stream Yard (Serviço sugerido sem suporte institucional)

Ferramenta para reuniões pequenas com até 7 participantes em sua versão gratuíta. Permite a transmissão da reunião na forma de “live”* para as plataformas Youtube e Facebook. Oferece compartilhamento de tela, áudio e vídeo. Em sua versão gratuíta não permite a gravação das reuniões. Acesse aqui.

*Transmissão ao vivo limitada em 20h/mês

OBS Studio (Serviço sugerido sem suporte institucional)

Ferramenta livre focada apenas na criação e transmissão de conteúdo ao vivo. Não oferece o recurso de webconferência. Pode ser importante na criação de aulas e conteúdos que não necessitam a interação de alunos uma vez que oferece recursos avançados para este tipo de conteúdo como: compartilhamento e gravação de telas, adição de texto e banner nos vídeos, permite a transmissão de vídeos ao vivo e vídeos gravados, possui a funcionalidade de duas telas em que o apresentador visualiza o que está apresentando. Acesse aqui.

Videoconferências

Se trata de uma outra proposta para videoconferências remotas. Diferente das demais é baseada em equipamento e não um software. A UNIPAMPA possui dois modelos:

Logitech ConferenceCam CC3000

Equipamento que permite reuniões de médio e grande porte. Fornece o aumento da qualidade de áudio e vídeo de um PC ou Notebook por ser desenvolvido especificamente para este propósito. Compatível com os principais sistemas operacionais do mercado, o que permite utilizá-lo com todas as ferramentas de webconferência da UNIPAMPA como Meet, Zoom e Conferênciaweb. Possui câmera HD 1080p 30fps, com campo de visão de Diagonal de 90°, Horizontal 82,1° e Vertical de 52,2°. Microfone (4 onidirecionais) com faixa de alcance de 6m e sensibilidade de -28dB +/ -3dB. Com cancelamento de eco e redução de ruído. Cada campus possui uma unidade deste equipamento.

Endpoint Multiponto

São equipamentos especializados para videoconferências de pequeno e médio porte. A UNIPAMPA possui de duas a três unidades por campus. Também fazem parte da parceria da UNIPAMPA com a RNP. Essa por sua vez disponibiliza salas virtuais em que vários locais (desde que possuam equipamentos endpoint) podem entrar a realizar a videoconferência. Permite também a ligação ponto a ponto em que um campus, através do seu equipamento de endpoint, chama diretamente outro campus pelo seu endpoint. Os modelos de equipamentos que a UNIPAMPA dispõe são: Polycom VSX3000, Sansung VC240 e Tandberg 990MXP. Mais informações sobre o serviço e como utilizar, clique aqui.